OLIVA & CO, PORTO


A primeira loja nacional especializada na fileira da oliveira, a Oliva & Co, abriu em Março de 2012 no Porto e pretende ser um “elogio ao setor e aos produtos” derivados da azeitona e “aglutinar produtores, consumidores e outros atores”.
É na Rua Professor Jaime Rios de Sousa, em pleno bairro artístico das galerias de Miguel Bombarda, que a Oliva & Co abriu as portas para dar a conhecer 45 marcas de azeite extra virgem nacional, e não só.
Biscoitos e bolos, pastas e patés, sabonetes e conservas e até chocolates, tudo com azeite, também fazem parte da loja que visa “ser um elogio ao setor e aos produtos e uma montra”, explicou Helena Ferreira, mentora do projeto que conta com mais quatro sócios.
A ideia de criar uma loja apenas dedicada à fileira da oliveira surgiu depois de Helena Ferreira perceber a possibilidade de “revitalizar os territórios de baixa densidade de Trás-os-Montes” através da oliveira e do azeite, que “são recursos endógenos” de uma região que “que tem mais prémios por olivicultor” do mundo.
A abertura, hoje, da Oliva & Co foi o “primeiro passo” para “acrescentar valor” ao azeite e derivados e “elevar os produtos portugueses” através de um modelo que “está preparado para exportar” e tem mesmo como objetivo a “internacionalização”, explicou.
Com 45 marcas de azeite, a nova loja reúne cerca de 70 produtores de artigos associados à oliveira, como é o caso de Constança Andrade que há três anos, e depois de décadas de olivicultores na família, decidiu lançar o azeite ‘João das Barbas’, “muito bem classificado entre um dos melhores do mundo”.
“Está novamente a dar-se valor ao azeite, mas ainda é pouco. O nosso azeite é invulgar, tem características que outros não têm e não há nada que não se faça com azeite”, contou a septuagenária que confessou usar aquele produto como cosmético.


http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=43548

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A poderosa simbologia da Oliveira

Fonte Mágica de Montjuic - BARCELONA