Momento Proverbial IX - Quem pela oliveira passou e um raminho não cortou, do seu amor não se lembrou. - Oliveira mareira é aneira. - Não tem eira nem beira, nem ramo de oliveira. - A oliveira é benta e o ramo dela dá virtude. - São quatro as mordomas da Igreja: oliveira, videira, abelheira e trigueira. - A oliveira dá-nos azeitona, a azeitona dá-nos azeite, o azeite dá-nos luz na candeia, saúde no mal e gosto no prato. (recolha de Vasco Teixeira)
Mensagens
A mostrar mensagens de março, 2013
Momento Proverbial VIII
- Obter link
- X
- Outras aplicações
- Quem azeite colhe antes do Natal, azeite deixa no olival. - O dinheiro deve ser como o azeite: por onde passar untar. - Esta falta de azeite, desgraça das torcidas. - Gato que nunca comeu o azeite, quando o come se lambuza. - A salada bem salgada, pouco vinagre, bem azeitada. (recolha de Vasco Teixeira)
- Obter link
- X
- Outras aplicações
Momento Proverbial VI - Olival que bem parece, devagar cresce. - Estaca nova de oliveira velha, no tempo da flor, é cortar e pôr. - Onde haja carvalheira, não plantes oliveira. - Ao pé do rio, nem vinha, nem olival, nem casa. - Encosta soalheira, planta-lhe oliveira. - A olho vê seu mal, quem tem vinha no olival. - Água de Janeiro traz azeite ao olival, vinho ao lagar e palha no palheiro. - A chuva de São João tira o vinho e o azeite, e não dão pão. (Recolha de Vasco Teixeira)