Fonte Mágica de Montjuic - BARCELONA

por Gonçalo Guimarães

A Fonte Mágica de Montjuic (Catalão: Font màgica de Montjuïc, Espanhol: Fuente mágica de Montjuic ) é um fontanário localizado à entrada da Avenida Maria Cristina, no bairro de Montjuïc, em Barcelona, ​​Catalunha, Espanha. A fonte está situada abaixo do Palácio Nacional, na colina Montjuïc e perto da Praça de Espanha. Tal como a maioria dos monumentos em redor, foi construída para a Exposição Internacional de Barcelona de 1929.
A Fonte Mágica foi arquitectada por Carles Buigas, que criara fontes iluminadas desde 1922. O local onde foi construída foi o antigo lugar das Quatro Colunas. As colunas foram demolidas em 1928 sob a governação do primeiro-ministro Miguel Primo de Rivera e foram reerguidas em 2010 a poucos metros do local original.
Buigas apresentou o seu projeto de um ano antes da exposição, com muitos chamando o plano ambicioso demais, com muito pouco tempo para ser concluído. Para a sua construção foram necessários mais de 3000 trabalhadores. O primeiro espectáculo aconteceu a 19 de Maio de 1929, um dia antes do início da exposição. A fonte foi muito danificada durante a Guerra Civil Espanhola (de 17 de Julho de 1936 a 1.° de Abril de 1939) e não funcionou até 1955. Depois do sucedido, Buigas supervisionou os reparos.
Na década de 1980, a música foi incorporada no espectáculo de luzes da fonte, juntamente com o Museu Nacional, foi completamente restaurada antes do início Jogos Olímpicos de Verão de 1992, realizados em Montjuic. Os espectáculos incluem filmes, música moderna e clássica, como “O Padrinho”, “O Senhor dos Anéis”, “Gladiador”, um movimento espanhol de Zarzuela, e "Barcelona", de Freddie Mercury e Montserrat Caballé .
Os espectáculos de luz e música de Outubro a Abril acontecem às sextas e sábados, a cada meia hora entre as 7:00 e as 20:30, e de Maio a Setembro de quinta a domingo a cada meia hora das 09:00 às 23:00. Está atualmente fechada para manutenção.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A poderosa simbologia da Oliveira

O Universo, IRENE VILAR