Ideias mais relevantes da mensagem de Irina Bokova:
Por Mariana Almeida
A ciência é o nosso melhor aliado para combater as consequências das alterações climáticas e suscitar a inovação das sociedades.
Sendo este o Ano Internacional de Cooperação no Domínio da Água e, por sua vez, sendo a água o bem essencial à vida, é nosso dever reforçar a sua importância. Irina afirma que “existe água suficiente no mundo - o nosso desafio é partilhá-la e geri-la de forma sustentável, em conjunto” e é por esse mesmo motivo que os cientistas ao recolherem dados, transformam-nos em conhecimento de forma a construírem politicas que beneficiem todos - é este o objectivo ao qual a UNESCO deverá dar um forte impulso.
A cooperação no domínio da água é também apoiar os direitos humanos, prevenir doenças e lutar contra a pobreza através da cooperação entre regiões. É necessário o reforço da ligação entre a Política e a Ciência a fim de tirar o maior proveito da ciência como fonte de desenvolvimento e de paz. Os recursos hídricos ignoram fronteiras - juntos poderemos reforçar a dignidade humana e construir um futuro melhor.
Comentários
Enviar um comentário