Os principais benefícios do Azeite para a saúde

por Francisca Patrício

O azeite tem efeitos bastante benéficos na saúde. Num estudo realizado, constatou-se que os povos da bacia Mediterrânica têm uma vida mais saudável, em parte por serem os maiores consumidores do azeite de oliva.
Como o azeite é rico em polifenóis (substâncias naturais e antioxidantes com propriedades terapêuticas, que se encontram em plantas medicinais e em alimentos), que ao reduzirem a formação de radicais livres – que são extremamente nocivos para a saúde e causam o envelhecimento dos organismos – previnem oxidações biológicas, evitando, assim, o envelhecimento. Também evitam alguns tumores como o da mama, o da próstata, o do colo rectal e o do endométrio, além de outras doenças degenerativas.
Outro benefício do azeite é a sua capacidade em reduzir a quantidade de LDL (mau colesterol) do organismo humano, diminuindo o risco de AVC. Isto deve-se a dois fatores:
·         O azeite possui uma grande quantidade de gordura monoinsaturada (que não se transforma em colesterol).
·         O consumo regular de azeite reduz a formação de ateromas (placas constituídas por lípidos e tecido fibroso que podem obstruir totalmente os vasos sanguíneos, causando, na generalidade dos casos, AVC).

Aparelho Circulatório: ajuda a prevenir a arteriosclerose e seus riscos, a hipertensão arterial, o enfarte do miocárdio, a insuficiência renal e as hemorragias cerebrais.

Aparelho Digestivo: melhora o funcionamento do estômago e pâncreas, dos intestinos e das vias biliares, evitando a formação de pedra na vesícula. Foram relatados efeitos benéficos em gastrites e úlceras gastroduodenais assim como uma suave ação laxante. Favorece a absorção das Vitaminas A, D, K e E (lipossolúveis).

Pele: o Azeite tem efeito protetor e tónico da epiderme graças à Vitamina E e ao seu efeito antioxidante, pelo que está especialmente indicado para prevenir o aparecimento de lesões cutâneas e diminuir os sinais de envelhecimento da pele.

Sistema endócrino: melhora as funções metabólicas do organismo sendo uma das melhores opções para a prevenção e controlo dos diabetes (graças ao alto teor em ácidos monoinsaturados, influencia os valores do açúcar e gordura no sangue).

Sistema Ósseo: estimula o crescimento e favorece a absorção de cálcio e a mineralização, desempenhando um importante papel na época de crescimento e na prevenção da osteoporose.

Cancro: tem um efeito protetor relativamente a alguns tumores (mama, próstata, colo rectal, endométrio) por ação dos ácidos gordos resistentes à peroxidação e devido à presença de componentes menores.

Alimentação Infantil: é a gordura natural que mais se assemelha, quer ao nível da sua composição quer na sua digestibilidade, ao leite materno.

Envelhecimento: na prevenção dos fenómenos de envelhecimento é importante dispor de um bom património antioxidante. Foi constatado um papel protetor ao azeite relativamente ao envelhecimento cerebral e, de forma experimental, um aumento da esperança de vida.

Radioatividade: foi introduzido na alimentação dos astronautas ao descobrir-se que o azeite aumenta a proteção contra a radioatividade.

  
Webgrafia:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A poderosa simbologia da Oliveira

O Universo, IRENE VILAR