"Ouro em estado liquido"

por Magda Pereira

O azeite é um ingrediente de excelência na cozinha mediterrânica e ao mesmo tempo,  um alimento líquido produzido a partir das azeitonas com uma história rica e deliciosa. Com um aroma, paladar e textura única, o azeite é versátil e benéfico para a saúde – não é por isso de estranhar que é um ingrediente de excelência em cozinhas de todo o mundo.
Embora não se conheça a sua origem precisa, sabe-se que o azeite começou a circular pelo mundo há mais de seis mil anos – tendo proveniência na Síria, Líbano ou Israel. Acredita-se que foram os fenícios, os sírios e os arménios os povos responsáveis pela sua disseminação no Mediterrâneo Oriente pelo menos três mil anos antes de Cristo. O que se sabe com toda a certeza é que o azeite era amplamente utilizado pelas mais diversas civilizações antigas, para os mais diversos fins: como ingrediente culinário, como bálsamo, medicamento, perfume, lubrificante de alfaias, impermeabilizante de tecidos e combustível para iluminação. Hoje, o azeite é ingrediente imprescindível na cozinha mediterrânica, mas também se tornou popular em países como Brasil, Chile, Argentina, México, África do Sul, Austrália, Estados Unidos da América e Japão.
Olhando agora para as suas características, este "ouro em estado liquido" é uma das melhores e mais saudáveis gorduras, o azeite sabe bem e faz bem. Rico em ácidos gordos monoinsaturados e pobre em ácidos gordos saturados, o azeite é ainda fonte de antioxidantes, caroteno, polifenóis e vitamina E. Esta composição única faz com que o azeite seja uma bênção para a saúde:
- Ajuda a manter os níveis de colesterol baixos;
- Combate gastrites e úlceras;
- Estimula o funcionamento dos intestinos e da vesícula;
- Incentiva o crescimento e mineralização dos ossos, facilitando ainda a absorção do cálcio;
- Combate as doenças cardiovasculares;
- Poderoso aliado contra o envelhecimento;
- Estimula as funções cerebrais;
- É benéfico para a pele.
Para finalizar, sabia que:
- Os egípcios utilizavam azeite para facilitar o transporte das pedras gigantescas utilizadas para construir as pirâmides?
- Na antiga civilização grega, as mulheres que queriam engravidar passavam muito tempo debaixo das oliveiras?
Ou seja, este ingrediente de excelência não serviu nem serve apenas para ser utilizado na cozinha.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A poderosa simbologia da Oliveira

O Universo, IRENE VILAR